A Direção-Geral do Território (DGT) está a desenvolver métodos baseados em Inteligência Artificial para produção de mapas de ocupação do solo e deteção de alterações com base em séries temporais intra- e inter-anuais de imagens de satélite Sentinel-2 e conhecimento pericial.
Os mapas resultantes diferem da atual Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) da DGT na medida em que representam a ocupação do solo em 13 classes em formato raster (pixels de 10 metros), enquanto a COS representa também classes de uso do solo em formato vetorial com uma unidade mínima cartográfica de 1 ha. Os novas mapas têm sido designados por COSsim (COS simplificada).
A imagem mostra um extrato da COSsim2020 que se baseia na atualização da COSsim2018 produzida pelos métodos desenvolvidos no projeto e posteriormente atualizada para 2020. As metodologias desenvolvidas estão a ser testadas e afinadas numa área do centro de Portugal Continental e serão utilizadas para produzir a COSsim2021 que poderá ser utilizada em modelos de propagação de fogo na época de incêndios de 2021 que necessitem de informação atualizada e com grande detalhe espacial