Workshop final do projecto foRESTER

No passado dia 18 de Novembro de 2022, teve lugar no Auditório Elvino Pereira em Mação, o workshop final do projecto foRESTER (PCIF/SSI/0102/2017): Rede de sensores combinada com modelação da propagação do fogo integrado num sistema de apoio à decisão para o combate a incêndios florestais, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito da chamada para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais. www.forester.pt


Neste workshop foram divulgados à sociedade civil os resultados da investigação científica do projeto, sendo a Câmara Municipal de Mação, que tem uma vasta experiência nesta área e onde o sistema MACFire tem sido pioneiro a nível nacional, o end-user deste projeto.


O projecto teve como objectivo o desenvolvimento de ferramentas para a recolha e tratamento de informação sobre o território e de sistemas de apoio à decisão para ajudar a tomar decisões mais informadas e acertadas, no contexto do combate aos grandes fogos rurais.


Devido à complexidade inerente do sistema, foi reunida uma equipa multidisciplinar de diferentes instituições e áreas científicas:
1) CTS-UNINOVA @ NOVA-FCT – Design de hardware, processamento de imagem de satélite e decisão multicritério;
2) IT @ IST – processamento de imagem;
3) DGT – Carta de ocupação do solo, plataforma IPSentinel e processamento de imagens de satélite;
4) MagIC @ NOVA-IMS – Processamento de imagens de satélite;
5) CEF @ ISA – modelação de propagação do fogo;
6) CESAM @ UA – previsões meteorológicas.


Neste workshop tivemos a participação do Eng. António Louro (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação) que fez uma apresentação sobre o sistema MACFire, seguindo-se a participação de vários investigadores do projeto, nomeadamente o Prof. Luís Bica Oliveira, coordenador do Projeto foRESTER, professor no DEEC da FCT NOVA e investigador do CTS-UNINOVA; Prof. Mário Caetano, subdiretor-Geral da Direção-Geral do Território e professor na NOVA IMS; Doutora Ana Sá, co-coordenadora do Projeto e investigadora no Instituto Superior de Agronomia; Prof. André Mora, professor no DEEC da FCT-NOVA e investigador do CTS-UNINOVA.