REDE DE SENSORES COMBINADA COM MODELAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DO FOGO INTEGRAFO NUM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO PARA O COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS.
Nos últimos 20 anos, Portugal foi severamente afetado por grandes incêndios florestais com consequências dramáticas.
O Objetivo principal deste projecto é combinar a experiência de várias instituições da comunidade científica para desenvolvermos ferramentas sólidas e eficientes capazes de melhorar a tomada de decisões durante o combate a incêndios florestais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A Direção-Geral do Território (DGT) está a desenvolver métodos baseados em Inteligência Artificial
A Direção-Geral do Território (DGT) está a desenvolver métodos baseados em Inteligência Artificial para produção de mapas de ocupação do solo e deteção de alterações com base em séries temporais intra- e inter-anuais de imagens de satélite Sentinel-2 e conhecimento pericial.
Os mapas resultantes diferem da atual Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) da DGT na medida em que representam a ocupação do solo em 13 classes em formato raster (pixels de 10 metros), enquanto a COS representa também classes de uso do solo em formato vetorial com uma unidade mínima cartográfica de 1 ha.
SUMÁRIO DO PROJETO
Para obter informação granular do terreno, será desenvolvido um sistema multi-sensor, flexível, reconfigurável e de baixo custo que combinando sensores fixos e portáteis numa rede de sensores sem fios (RSSF)…
INSTITUIÇÕES DE INVESTIGAÇÃO
OBJETIVOS DO PROJETO
Multi-Sensor Inteligente e Reconfigurável
Mapas de Ocupação e Uso do Solo
Simulador de Propagação de Fogo
Sistema de Apoio à Decisão Visual e Interativo