INSTITUIÇÕES
Devido à complexidade inerente do sistema, reunimos uma equipa multidisciplinar de diferentes áreas científicas.
O UNINOVA (Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias) é uma instituição sem fins lucrativos de investigação e desenvolvimento e ligação entre a universidade e a indústria.
Formada em 1986 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova Universidade de Lisboa (FCT-UNL), Associação Industrial Portuguesa (AIP). ), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o IPE e cerca de 30 empresas.
A missão do UNINOVA é fazer investigação fundamental e aplicada, desenvolvimento tecnológico, formação avançada, disseminação de conhecimento para o setor produtivo, internacionalização da engenharia e tecnologia portuguesa e promoção do empreendedorismo.
Em linha com essa missão, as atividades do Instituto concentram-se em:
- no desenvolvimento de atividades de investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico, incluindo investigação destinada a solucionar problemas que afetam a sociedade;
- na prestação de serviços à comunidade, públicos ou privados, interna e internacionalmente, capazes de dar uma contribuição significativa ao desenvolvimento económico, social e ambiental;
- a oferta de cursos de formação avançada em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado em colaboração com a FCT-UNL e ISEL), bem como cursos de especialização orientados para a indústria, singularmente ou em parcerias nacionais ou internacionais, sempre com base em investigação de excelência.
Principal Contractor
Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA/FCTUNL/UNL)
Quinta da Torre | 2829-516 Monte de Caparica
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é uma das faculdades da Universidade de Lisboa. A missão central do ISA é o Ensino Superior, P&D e Transferência de Tecnologia nas áreas científicas de Agricultura, Engenharia Florestal e de Recursos Naturais, Ciência e Engenharia Alimentar, Engenharia de Produção Animal, Engenharia Ambiental, Biologia e Arquitetura Paisagística. No Ensino Superior, o ISA é frequentado por 1.500 alunos de graduação, mestrado e doutorado.
Os 130 professores e 125 investigadores com doutoramento têm trabalhos científicos publicados em revistas, livros e conferências internacionais. Actualmente, está envolvido em 94 projectos de I&D, 44 internacionais, dos quais o ISA é o parceiro principal em 4 projectos internacionais e 20 projectos nacionais, financiados por fundos comunitários e nacionais e também em vários projectos de Transferência de Tecnologia.
O ISA tem três centros de pesquisa científica reconhecidos nacionalmente: Centro de Pesquisa Florestal com foco na pesquisa integrada de silvicultura e ecossistemas relacionados, produtos florestais e serviços relacionados à floresta.
O Centro de Articulação paisagem, meio ambiente, agricultura e alimentação, centra-se em toda a cadeia Agroalimentar, combinando de forma equilibrada as ciências básicas e aplicadas, desde a célula e os microrganismos à paisagem, para o conhecimento e promoção de soluções eficazes visando a conservação dos recursos naturais e a produção e qualidade dos alimentos.
Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa)
Tapada da Ajuda | 1349-017 Lisboa
A DGT desenvolve investigação em diversas áreas associada a dinâmicas e cartografia de uso e ocupação do solo com base em fotografias aéreas e imagens de satélite.
Outras áreas de investigação debruçam-se sobre o uso de informação espacial e tecnologias em diferentes domínios (ambiente, urbanismo, avaliação de riscos e ciências sociais). À DGT cabe ainda promover e apoiar as boas práticas de gestão territorial e desenvolver e difundir orientações e critérios técnicos que assegurem uma adequada organização, valorização e utilização do território nacional.
Direção-Geral doTerritório (DGT)
Rua Artilharia 1 – 107 | 1099-052 Lisboa
Mário Caetano
Hugo Costa
Pedro Benevides
Recentemente, cinco dos Programas de Mestrado da NOVA IMS foram classificados no TOP mundial do Ranking dos Melhores Masters 2017, pela Eduniversal – agência internacional que publica o ranking anual dos melhores MBA e Mestrados do mundo.
Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação – NOVA
Information Management School (NOVA IMS) (NOVA IMS/UNL)
Campus de Campolide | 1070-312 Lisboa
Desde o seu início, a Universidade de Aveiro (UAVR) transformou-se numa das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país, considerada uma das melhores universidades do Times Higher Education Young University Rankings para as universidades do mundo com idade igual ou inferior a 50 anos.
A Universidade tem agora cerca de 13700 estudantes distribuídos por 16 Departamentos Académicos e 4 Escolas Politécnicas que trabalham em conjunto de forma interdisciplinar de acordo com as suas afinidades académicas e de investigação. A sua organização e estrutura matricial estimula a troca de conhecimentos e a contaminação cruzada entre campos de conhecimento, promovendo uma proximidade útil entre o ensino e a investigação.
A UAVR é um parceiro privilegiado para empresas e outras organizações nacionais e internacionais com as quais a Universidade coopera em numerosos projectos e para as quais presta importantes serviços.
Durante 2019, 628 projectos de investigação e transferência de tecnologia têm estado activos na UAVR. Destes 134 tiveram ou têm colaborações internacionais, dos quais 40 financiados pelo ERASMUS+ e 48 pelo Horizon 2020. Entre estes projectos encontram-se três Subsídios do ERC em curso e outros três foram aprovados para financiamento.
Os projectos são desenvolvidos no âmbito dos 20 centros de investigação acolhidos pela UAVR que actuam em muitas áreas científicas diferentes. 95% destes centros de investigação foram classificados como muito bom ou excelente no último processo de avaliação promovido pela Fundação Nacional para a Ciência e Tecnologia.
Universidade de Aveiro (UA)
Campus Universitário de Santiago | 3810-193 Aveiro
O IT está organizado em torno de três pólos principais: Aveiro, Coimbra e Lisboa com delegações na Covilhã, Leiria, Lisboa e Porto. O IT tem mais de 300 investigadores (com doutoramento), 6 dos quais bolseiros do IEEE, 250 alunos de doutoramento e 200 alunos de mestrado.
O IT abrange todas as áreas das telecomunicações e ciências de suporte, incluindo comunicações sem fio e ópticas, redes e multimédia.
A produção científica anual do IT inclui 15 livros, 60 capítulos de livros, 300 periódicos e 450 artigos em conferências e 10 patentes. O IT tem um total acumulado de mais de 2.200 artigos e mais de 23.000 citações no ISI.
Atualmente, o IT está envolvido em 100 projetos de P&D nacionais e 30 internacionais.
Cerca de 20% das patentes de TI estão sendo exploradas. A tecnologia desenvolvida no IT já foi usada para criar 6 start-ups. Ao juntar competências geograficamente dispersas e criar uma cultura comum de excelência, o IT conseguiu criar uma massa crítica na área das telecomunicações, competir por financiamento externo e obter visibilidade e reconhecimento internacional.
Instituto de Telecomunicações (IT)
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago | 3810-193 Aveiro